segunda-feira, 14 de agosto de 2017

DIFERENÇA ENTRE A SARDA E A CAVALA.



                 SARDA:

NOME CIENTÍFICO: Scomber scombrus

NOME EM INGLÊS: Atlantic mackerel






                 CAVALA:

NOME CIENTÍFICO: Scomber japonicus

NOME EM INGLÊS: Chub mackerel





A família destes peixes abrange cerca de 50 géneros diferentes, muito procurados enquanto peixes de consumo.
A sarda vive ao longo das costas do Atlântico Europeu, no Mar do Norte, pode encontra-se em toda a parte.

Diferenças entre a Cavala e a Sarda: A Cavala tem os olhos e as escamas peitorais maiores, tem manchas negras na região dorsal. A Sarda tem mancha cinzento-azulada sob a linha lateral.

É um peixe escombrídeo conhecido pelos nomes comuns de cavala, cavala-da-índia, cavala-aipim, aimpim, guarapicu ou cavala-wahoo no Brasil, cavala-gigante em Moçambique, serra em Cabo Verde e nos Açores e serra-da-índia, em Portugal. É uma espécie pelágica comum nas águas superficiais das regiões tropicais e subtropicais de todos os oceanos. Embora não seja muito abundante (cerca de 3000 toneladas de capturas registadas pela FAO em todos os países, segundo o FishStat Plus), aparece em várias pescarias pelágicas e na pesca desportiva. É a designação comum aos peixes teleósteos perciformes da família dos escombrídeos, do gênero Scomberomorus. Geralmente são peixes pelágicos e migratórios, que possuem corpo alongado, pouco comprimido, cabeça afilada e focinho pontudo.

Tem o corpo alongado, em forma de torpedo e pode atingir 250 cm de comprimento e um peso de mais de 80 kg. O dorso é verde-azul iridescente e os lados prateados, com 24 a 30 barras verticais de cor azul-cobalto, que atravessam a linha lateral. A pele é totalmente coberta por pequenas escamas, sem ter áreas nuas. A barbatana dorsal é longa, tem 23 a 27 espinhos e 12 a 16 raios, os últimos formando pequenos segmentos separados (como é característico da família). A barbatana anal é pequena e igualmente dividida em segmentos, formada por 12 a 14 raios; a caudal é simétrica, largamente bifurcada (também característica da família).   A cabeça é grande (um quinto a um sexto do comprimento total), com um focinho quase tão grande como o resto. A boca é grande, com numerosos dentes fortes, triangulares, comprimidos e finamente serrados. A parte posterior da maxila está completamente coberta pelo osso preorbital. Não tem branquispinhas, o que atesta o seu hábito de predador.






Sem comentários:

Enviar um comentário