quarta-feira, 26 de junho de 2019

RIBAMONDEGO

Ribamondego é uma freguesia portuguesa do concelho de Gouveia, na província da Beira Altaregião do Centro e sub-região da Serra da Estrela, com 7,55 km² de área e 317 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 42 hab/km².
Esta freguesia designou-se Cabra até 1954, tendo sido, até ao início do século XIX, vila e sede de concelho. Era constituído apenas por uma freguesia e tinha, em 1801, 254 habitantes.


Ribamondego




Porque é fim de semana, vamos deixar a região da grande Lisboa e vamos até à zona centro do país para concluir a descoberta das localidades do concelho de Gouveia



Vamos então para Ribamondego, uma freguesia situada no limite do concelho de Gouveia com o de Mangualde.


Até 1954, era conhecida  por Cabra e foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX. 




O Orago: da povoação é São Jerónimo.


Do seu património destacam-se:

- A Igreja Matriz 
Esta  igreja de feições barrocas de grande beleza  tem os seus altares em talha dourada. 
Foi restaurada no século XX.





  - Capela de Santo António

Esta Capela tem planta retangular composta por dois retângulos justapostos, uma sacristia e um campanário foi considerado monumento nacional.
No interior, destaca-se  um retábulo maneirista composto por três panos divididos por quatro colunas de fuste liso e capitel compósito.

  
 - Pelourinho de Alto Pina

O actual Pelourinho é de construção recente, mais propriamente em 1990, utilizando alguns elementos do antigo pelourinho. Tem fuste quadrangular, um remate gomeado e, no cimo, uma cruz.


- Ponte Romana da Ribeira




- Praia fluvial

Perto da povoação, nas margens do Mondego, existe ainda  uma praia fluvial e  parque das merendas, um local de interesse turístico que merece uma visita, principalmente em época estival.





Fonte e Imagens da Internet.

Obrigada pela sua presença. Volte sempre!








 



Sem comentários:

Enviar um comentário