quarta-feira, 6 de agosto de 2025

PREPARAÇÃO EUROBASKET 2025 - ESPANHA -PORTUGAL 74-76 - QUE ESPANTO.

Portugal ganhou a Espanha pela primeira vez em basquetebol, mas calma, nada de euforia: “Continuar a ser humildes e não embandeirar em arco”

No primeiro dos jogos de preparação para o Eurobasket, e já com Neemias Queta a ajudar, a seleção nacional ganhou, por 76-74, à poderosa Espanha. Nunca Portugal vencera o vizinho ibérico. Mário Gomes, selecionador nacional, ficou muito satisfeito, embora apela à prudência: “Quando se ganha por dois, tem de se ter noção que também se podia ter perdido. Fizemos uma coisa que não sendo propriamente normal, também não é uma façanha do outro mundo.”


Nunca acontecera e foi em Málaga que haveria de suceder: Portugal venceu, na terça-feira à noite, a campeã europeia em título Espanha, por 76-74, no primeiro encontro de preparação para a face final do Campeonato da Europa de basquetebol. A seleção perdia por 44-31 ao intervalo e arranjou forma de virar o resultado.

A histórica façanha, porque insólita e tendo em conta as diferenças monstras entre o peso que o basquetebol tem nos dois países, foi saudada por Mário Gomes, selecionador nacional, no final da partida - com água gelada deitada para cima da eventual euforia. “Acho que não fizemos história nenhuma, fizemos um bom jogo, conseguimos um resultado importante. Temos de ter noção do que é que este jogo vale e saber que a maior parte do caminho ainda está por fazer.”

O treinador não escondeu estar “muito satisfeito” com a vitória, mas fez por manter os ânimos perto do chão. “Quando se ganha por dois, tem de se ter noção que também se podia ter perdido, mas isso, antes do jogo, não era o mais importante, nem é agora que ganhámos”, explicou, aprofundando o seu pensamento para realçar a que considera ser a maior lição a retirar da exibição: “Nesta altura, mostra que temos capacidade para competir a este nível, se ainda fosse preciso demonstrá-lo! Mas mostra, só isso!”

A equipa nacional volta a jogar na quinta-feira, desta feita contra a Espanha B, em Málaga,

Portugal perdeu esta quinta-feira com a equipa B da Espanha por 64-63, no segundo encontro de preparação para a face final do Campeonato da Europa de basuetebol de 2025, disputado na cidade espanhola de Málaga

 e no domingo, com a Argentina, em Madrid. 

Portugal perdeu hoje com a Argentina por 84-70, no terceiro encontro de preparação para a fase final do Campeonato da Europa de basquetebol de 2025, disputado sem público, em Madrid

Depois, defronta Islândia (15)

SuéciaSuécia70-72IslândiaIslândia

PortugalPortugal83-79IslândiaIslândia

 e Suécia (16), em Braga

PortugalPortugal78-61SuéciaSuécia

, e o Sporting (21), em Sines.

                                                              Portugal 
Portugal Masc.100-82Sporting Masc.



➤ 15 de agosto, 20h30 | PORTUGAL x Islândia, Fórum Braga

➤ 16 de agosto, 18 horas | PORTUGAL x Suécia, Fórum Braga

➤ 21 de agosto, 18 horas | PORTUGAL x Sporting CP, Multiusos de Sines

Mário Gomes sublinhou a importância em manter a “cabeça no sítio, continuar a trabalhar, continuar a ser humildes e não embandeirar em arco porque ganhámos a Espanha”. O treinador, cauteloso na análise, defende que se alcançou uma “coisa que não sendo propriamente normal, também não é uma façanha do outro mundo”. Se houvesse outro jogo no dia seguinte, “se calhar seria diferente”.


O selecionador, por outro lado, elogiou a presença de Neemias Queta, o único português a chegar à NBA, por muito ter ajudado a seleção: “aumenta a autoconfiança do grupo, o grupo acredita mais na sua capacidade com a presença do Neemias, e isso é muito importante na alta competição. No decurso do jogo, em determinados momentos, nomeadamente na parte final, ele foi muito importante. Sabemos que ele quer estar cá sempre, e queremo-lo cá sempre.”

Em 24 de agosto, Portugal parte para Riga, onde irá disputar o Grupo A, defrontando República Checa (27), Sérvia (29), Turquia (30), Letónia (1 de setembro) e Estónia (3). Para chegar aos ‘oitavos’, terá de ficar num dos quatro primeiros lugares.

A seleção nacional conta três participações na fase final, tendo sido 15.ª, entre 18 equipas, em 1951, em França, edição que jogou por convite, antes do 9.º lugar entre 16, em 2007, em Espanha. Na mais recente participação, em 2011 na Lituânia, acabou na 21.ª posição entre 24 equipas, com o pleno de cinco derrotas.

A fase final do Europeu de 2025, que será a 42.ª edição do evento, realiza-se na Letónia, Chipre, Finlândia e Polónia, entre 27 de agosto e 14 de setembro.

 

quinta-feira, 24 de julho de 2025

GAZA - GENOCIDIO AO VIVO E A CORES - RAIVA,RAIVA,RAIVA... E O PODER SERVE PARA? CONSENTIR! EM MEU NOME NÃO.

 

Assinatura nº 60304.

Petição para que o Governo reconheça o genocídio em Gaza e pressione Israel a permitir a entrada de ajuda na Palestina


É inadmissível assistir a um genocídio em silêncio; as futuras gerações não nos perdoarão.
É inadmissível que a Europa assista em silêncio à morte de crianças que procuram comida, assim como é inadmissível nada fazermos enquanto crimes de guerra são cometidos diariamente.

Quando, no futuro, alguém nos perguntar como foi possível assistirmos a um genocídio do nosso sofá e o que fizemos para o impedir, o que vamos responder?
Um grupo de cidadãos, de várias tendências políticas ou sem elas, juntou-se para dizer que estamos atentos, de olhos postos em Gaza, e não nos conformamos com a passividade do Estado Português perante este genocídio.


As Nações Unidas já apelaram por diversas vezes ao cessar fogo em Gaza, para que seja possível a entrada de ajuda médica e humanitária neste território onde adultos, crianças e bebés morrem diariamente por falta de acesso às necessidades mais básicas.

sexta-feira, 18 de julho de 2025

EXUMAÇÃO

Após uma exumação, os restos mortais podem ser realocados para diferentes locais, como um ossário, um jazigo familiar, ou cremados. A decisão sobre o destino final geralmente cabe à família, respeitando as leis e regulamentos locais. 

segunda-feira, 14 de julho de 2025

FIGUEIRINHA - SUCÇÃO UMA FORTE CORRENTE E UM GRANDE CAGAÇO




Sim, a Praia da Figueirinha pode apresentar fortes correntes marítimas, especialmente em determinadas condições. 

Embora seja conhecida por águas calmas e rasas, especialmente durante a maré baixa, as correntes podem ser perigosas, conforme relatos de resgates e alertas da Autoridade Marítima Nacional.

Três pessoas estiveram em dificuldades numa língua de areia, em frente à praia da Figueirinha, em Setúbal, na passada segunda-feira. Dois jovens foram arrastados pela corrente e a tentativa do pai de um dos menores de os tentar resgatar acabou por não ser bem sucedida, tendo o homem de 52 anos também sido levado. 

O alerta foi dado pelas 15h30 ao Comando-local da Polícia Marítima de Setúbal, a partir do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC-Lisboa). 

Apesar de uma embarcação de alta velocidade ter chegado ao local cinco minutos depois, os dois jovens e o homem de 52 anos já tinham regressado a terra.  

O homem foi assistido pelo INEM e levado pela Polícia Marítima para a doca das Fontainhas de Setúbal. Posteriormente foi encaminhado pela equipa do INEM até ao Hospital de São Bernardo, em Setúbal. O homem apresentava sinais de exaustão, ao contrário dos jovens, que se encontravam bem de saúde. 

As idas às línguas de areia nesta praia complicam-se com frequência pois os banhistas ao tentarem sair do mar deparam-se com a subida da maré,  o que dificulta o processo. Os passeios que se iniciam com a maré baixa são muitas vezes problematizados com a passagem para a maré alta. 

Desta forma, a Autoridade Marítima Nacional deixa o aviso para os que desconhecem a praia e mesmo para quem a conhece: é necessário ter atenção à possibilidade de os banhistas ficarem isolados noutra zona que não a balnear e sem capacidade de regressar ao areal, quando fazem essas deslocações. 

O salvamento de diversos banhistas é uma realidade, relativamente frequente, nas praias da zona da Arrábida. Ainda este mês, outras crianças foram resgatadas nesta mesma praia, devido ao risco de afogamento. 

TODO CAMBIA - LUZ CASAL

 


TUDO MUDA

As
mudanças superficiais, as mudanças profundas, a forma
de pensar
muda, tudo neste mundo

muda, o clima muda ao longo dos anos
, o pastor muda seu rebanho
, assim como tudo muda
, que eu mudo não é estranho

Mudança, tudo muda, tudo muda
, tudo muda, tudo muda

, As melhores mudanças brilhantes
de mão em mão seu brilho
O ninho muda O pássaro
muda o sentimento de um amante

O viajante
muda de rumo mesmo
que isso lhe cause danos
Assim como tudo muda que eu mudo não é estranho

Mudar, tudo muda
muda, tudo muda muda, tudo muda
muda, tudo

muda Tudo muda
O sol muda em sua corrida
quando a noite subsiste
A planta muda e se veste
de verde na primavera

A pele muda, a fera
muda o cabelo, o velho
muda assim como tudo muda
, que eu mudo não é estranho

Mudança, tudo muda
, tudo muda, tudo muda

Mas meu amor
não muda, não importa o quão longe eu esteja
, nem a memória nem a dor
do meu povo e do meu povo

E o que mudou ontem
terá que mudar amanhã
assim como eu
mudo nessas terras distantes

Mudança, tudo muda
muda, tudo muda muda, tudo muda
muda, tudo muda
muda, tudo
muda muda, tudo


muda


sábado, 5 de julho de 2025

CHAVIARTE - BOM SERVIÇO & IDONEIDADE

 



Morada: Barreiro Retail Planet, Lj. 22, E.N.10, km 18,5, Qtª da Areia/2830-411 Coina-Barreiro Barreiro, Portugal

Telefone: 210 738 619*


A NATUREZA NO SEU MELHOR


 papaye.international

Um abraço que atravessa os anos... Citron reconhece Fiston como seu zelador, aquele que cuidou dele, o acompanhou e o respeitou.
Este chimpanzé, uma vez salvo por nossa associação, recuperou a liberdade anos atrás na ilha de Pongo.
Em seus braços, toda a memória, confiança e emoção ressurgem.
É impossível permanecer insensível a tal cena!!

98% do nosso DNA é comum ao chimpanzé e, no entanto, esses seres extraordinários continuam a ser explorados. Eles não são animais de circo, laboratório ou animais de estimação!!

Não é o lugar nem o destino deles.