terça-feira, 2 de dezembro de 2025

CATEDRAL

 

Nesta data foi inaugurado o antigo Estádio da Luz, do Benfica, mais conhecido também como "A Catedral".
Foi identificado um terreno apropriado, com boas acessibilidades e espaço para futuras expansões, perto da Igreja e Largo da Luz, no extremo nordeste da freguesia de Benfica. "Luz" era a paróquia histórica da Igreja de Nossa Senhora da Luz.
A Partida inaugural foi entre Benfica 1 x Porto 3, Jacinto Marques do Porto marcou o primeiro gol do Estádio aos 5 minutos de jogo, Francisco Palmeiro empatou aos 10 e completaram para o Porto Carlos Duarte aos 58 e Perdigão aos 63 minutos..
No velho estádio o Benfica disputou 1075 jogos, com 846 vitórias,167 empates e 62 derrotas, marcou 3 121 gols e sofreu 692.
O Velho Estádio foi demolido em 2003 e reinaugurado em 25/10/2003, no jogo amistoso entre Benfica 2 x 0 Nacional Uruguai

1 de dezembro de 1954

terça-feira, 18 de novembro de 2025

DISCO EXTERNO TOSHIBA 2TB CANVIO READY

 

       


Toshiba Canvio Ready é uma gama de discos rígidos externos portáteis que oferece armazenamento fácil de utilizar, com velocidades de transferência rápidas e funcionalidades de segurança para os seus dados
Especificações Principais
O Canvio Ready da Toshiba utiliza a tecnologia USB 3.2 de 1.ª geração, que permite velocidades de transferência de dados até 5 Gbit/s. 
  • Capacidades de Armazenamento: Disponível em várias capacidades, incluindo 1 TB2 TB e 4 TB.
  • Interface: Utiliza um conetor Micro-USB B, com interface USB 3.2 Gen 1 (compatível com USB 2.0).
  • Design: Acabamento distinto de dois tons em preto, fosco e brilhante, compacto e fácil de transportar. As dimensões são aproximadamente 78 x 109 x 14 mm e pesa cerca de 149 g (para o modelo de 2 TB).
  • Características de Segurança: Inclui design ramp load para proteger o disco durante o transporte e um sensor de choque que corta a energia em caso de impacto físico para proteger os dados.
  • Compatibilidade: Formatado em NTFS para Windows® de raiz, mas pode ser reformatado para HFS+ para compatibilidade total com Mac.
  • 6800 €


sábado, 25 de outubro de 2025

RECORDE MUNDIAL DE VOTAÇÃO PARA ELEIÇÃO DO PRESDIDENTE DO BENFICA, MÁRIO JORGE NA LISTA DO MANTEIGAS.


Às 12h15 deste domingo, quando o site do Benfica registava 91 secções apurados – de 108 – a lista de Rui Costa (Lista G) liderava em todas as frentes, com destaque para as percentagens na direção. Enquanto Rui Costa contabilizava 45.21 por cento, João Noronha Lopes levava 26.81 por cento.

Seguiam-se Luís Filipe Vieira (14.76), João Diogo Manteigas (11.08), Martim Mayer (1.94) e Cristóvão Carvalho (0.19).


18h17 - Atualização feita pelo clube: 64.505 sócios votaram até às 18h00

Recorde mundial atingido

O Benfica chegou aos 58 808 votantes presenciais e destronou o recorde mundial que pertencia ao Barcelona, em 2010, com uma afluência de 57.088 participantes.


João Diogo Manteigas, candidato à presidência do Benfica, apresentou a lista completa dos que o acompanham na corrida eleitoral.

Antes dos nomes, o candidato referiu que esta é “uma equipa pensada a dedo, com tempo, com calma. Uma equipa sem vícios do passado, rutura total com o passado”.

Direção

Pedro Plácido Pereira, vice-presidente para a área financeira.

Vítor Pataco, vice-presidente para as modalidades.

José Manuel Caeiro do Rosário, vice-presidente para o Associativismo.

Ricardo Rodrigues, vice-presidente para as infraestruturas.

Henrique Nogueira Nunes, vice-presidente com departamento jurídico

Luís Manuel Caeiro do Rosário, vice-presidente para Estratégia e Planeamento.

Conselho Fiscal

Luís Coradinho Mendes (presidente)

Vera Felisberto (vice-presidente)

Ana Martins (vogal)

Paulo Patrício (vogal)

Paulo Chaves (vogal)

Comissão de Remunerações

Nazir Karmali (presidente)

Mário Baptista (vice-presidente)

Assembleia Geral

João Leite, candidato do Movimento Servir o Benfica

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

CISTO DE ZEISS

 
O Cisto de Zeiss uma lesão benigna preenchida por uma secreção esbranquiçada ou amarelada, que se forma próximo à margem das pálpebras. As glândulas de Zeiss se encontram na base dos cílios e produzem uma das camadas do filme lacrimal. Quando obstruídas, formam o cisto.

O problema pode ser tratado por meio da remoção cirúrgica, principalmente por motivos estéticos. Em geral são pequenos e, portanto, a cirurgia é de baixa complexidade e feita com anestesia local. Não se deve confundir cisto de Zeiss com hordéolo ou calázio. Em geral, o cisto de Zeiss não desaparece com compressas mornas ou outro tratamento clínico.




PLANTÉIS 2025 - 2026 BENFICA BASKETBALL

 

















AUTÁRQUICAS 2025- CONCELHO SESIMBRA - POR 147 VOTOS.