O ano mal começou e já nos oferece incríveis espectáculos celestes. Entre janeiro e fevereiro conseguiremos ver vários planetas a olho nu, culminando a 28 de fevereiro com sete planetas - aparentemente - alinhados no céu.
Entre 21 de janeiro e 28 de fevereiro, se as condições meteorológicas o permitirem, poderá observar facilmente vários planetas do Sistema Solar no céu noturno - Marte, Júpiter, Vénus e Saturno estarão visíveis a olho nu após o pôr do sol. Estes planetas não estarão perfeitamente alinhados, mas serão visíveis numa linha quase reta no céu.
Quatro (ou seis) planetas visíveis a 21 de janeiro
Nesta noite de 21 de janeiro, um pouco depois do pôr do sol, será possível observar sem qualquer aparelho Marte, Júpiter, Vénus e Saturno, olhando para Sul.
Mas com equipamento especial, binóculos ou telescópio, será também possível ver Urano e Neptuno.
Não é um perfeito alinhamento planetário, mas a olho nu parecerá que todos estes planetas estão no mesmo plano.
Durante o desfile deste mês, Marte brilha porque está localizado diretamente em frente ao Sol. E nas noites de sexta-feira e sábado, 24 e 25 de janeiro, será possível observar Vénus e Saturno ainda mais perto.
Para participar no encontro planetário, saia numa noite de céu limpo, algumas horas após o pôr do sol, entre as 19h e as 20h30, virado para sul. Vénus e Saturno brilharão no céu a sudoeste, com Júpiter a sul e Marte a sudeste.
Mesmo que viva numa área urbana com poluição luminosa, o desfile de planetas ainda deve ser visível logo após o pôr do sol, porque os planetas normalmente aparecem mais brilhantes no céu.
Sete planetas alinhados
O auge do espectáculo terá lugar a 28 de fevereiro quando Mercúrio se juntar à família, mas nessa altura já será um pouco mais difícil ver Saturno e Vénus, porque estarão mais baixos no céu ocidental e serão ofuscados pelo brilho do pôr do sol.
Outros eventos previstos para 2025
Podemos ainda esperar dois alinhamentos planetários para o ano de 2025.
- 28 de fevereiro - sete planetas poderão ser observados à noite
- 15 de abril de 2025 - um pequeno alinhamento de Neptuno, Mercúrio, Saturno e Vénus
- 11 de agosto de 2025 - um grande alinhamento de Mercúrio, Júpiter, Vénus, Urano, Neptuno e Saturno
Sem comentários:
Enviar um comentário