sábado, 20 de fevereiro de 2016

O SIGNIFICADO DAS TATUAGENS - "ÂNCORA" - "FATECHA" ( À PEXITO )









É amplamente difundido que a âncora é um dos desenhos precursores e que mais ajudaram a difundir a fama da tatuagem ao redor do mundo. Mas sabe tudo que uma tattoo de âncora pode significar?
Os Primórdios da Tatuagem
Os marinheiros são considerados os grandes responsáveis por disseminar a tatuagem nos “tempos modernos”. Foi essa classe de trabalhadores que ostentavam suas tatuagens, já que isso os diferenciava enquanto grupo e mostrava o orgulho de sua profissão e ligação com o mar. A popularização das tattoos entre os marinheiros ocorreu no finalzinho do século XIX e início do XX. E qual era a principal tatuagem que figurava em partes visíveis de seus corpos, em especial nos braços? Justamente a âncora.Reza a lenda que o primeiro marinheiro a tatuar uma âncora atravessou o Atlântico indo e voltando em segurança.Foi assim que as tatuagens passaram a figurar na paisagem urbana quotidiana. E nesse embalo a âncora se tornou um dos desenhos mais populares entre as tattoos, fato que prevalece até os dias de hoje.
A Âncora na História do Homem
A âncora vem sendo símbolo relevante em diversas culturas ao longo da História. Em Roma, simbolizava Neptuno, deus do mar. Antes disso, eram Amphitrite e Poseidon,  respectivamente deusa e deus do mar, que entre os gregos eram associados à âncora. Ainda na Grécia Antiga há Tritão: meio homem, meio peixe.
Indo para além do homem mediterrâneo, na rica mitologia escandinava há Rán, antiga deusa norsa cuja aparência é afetada por puxar âncoras. Passando para a mitologia hindu, há Varena, a deusa do oceano.
Já na Idade Média, entre os maçons é possível ver a âncora como substituta da escada de Jacob, representando materialmente a ascensão rumo à essência. Sempre houve ainda a possibilidade de agregar à âncora outros elementos,  atribuindo-lhe novos significados. No Renascimento era lugar comum o par golfinho-âncora como síntese do equilíbrio entre ação e pensamento. Já no Egito Antigo a âncora aparecia junto de uma embarcação,  sendo as curvas de sua parte inferior representante do feminino e o mastro ereto a virilidade, que somados representavam a criação.
A Âncora na Religião
É válido abrir um parênteses aqui para citar a âncora dentro do contexto religioso. No cristianismo primitivo, a âncora com o elo sobre a barra horizontal era utilizada como símbolo da Virtude, assemelhando-se assim à cruz e ainda com a vantagem de passar despercebida a não-cristãos.É possível localizar até em Segundo Hebreus 6:19 uma citação direta à âncora: “Nós temos a esperança como uma âncora para a alma, firme e segura”.
Significado das Tatuagens de Âncora
Assim como no mar a âncora é sinônimo de firmeza para a embarcação, uma tatuagem com esse desenho pode representar firmeza, segurança, convicção, tanto física quanto ideológica. Em contrapartida, seu peso pode representar também um atraso, um fardo a ser carregado. A isso se ligam ideias de abrigo, proteção, apoio, estabilidade e confiança.

A ÂNCORA. Considerada o símbolo da firmeza, da tranquilidade e da fidelidade, a âncora representa a salvação ou a esperança no meio de uma tempestade. Se para os marinhos, este símbolo representa a salvação no meio de uma intempérie, para o ser humano normal ela significa o porto seguro para não se deixar levar pelos maus caminhos da vida. Na antiguidade, ela simbolizada os deuses do mares e no início do cristianismo, este era o símbolo usado para camuflar quem seguia a nova religião pregada por Jesus de Nazaré.


Sem comentários:

Enviar um comentário