NARROW MINDED
Quando você é uma pessoa de mente estreita, a vida é um pouco mais difícil. Se a mente aberta é um espectro, você sabe onde cai?
Pessoas de mente estreita, muitas vezes lutam com surpresas e diferenças. Qualquer coisa fora da "norma" é difícil de lidar e isso geralmente os afasta de tentar algo novo.
No extremo oposto, as pessoas de mente aberta têm mais facilidade em aceitar novas idéias, o que geralmente resulta em um estilo de vida mais relaxado. Se você não tem certeza se está mais perto da mente estreita ou aberta, aqui estão seis maneiras pelas quais as duas diferem.
1. Habilidades criativas
Pessoas de mente aberta tendem a ser mais criativas do que seus amigos de mente estreita. As pessoas de mente aberta estão curiosas para aprender coisas novas e frequentemente desenvolvem paixões nas artes.
Um estudo recente mostrou que as pessoas de mente estreita são menos capazes de visualizar mais de uma coisa de cada vez. Foi mostrado aos participantes uma imagem vermelha em um olho e uma imagem verde no outro, e apenas as pessoas de mente mais aberta conseguiram se concentrar nas duas ao mesmo tempo. Aqueles que eram mais tacanhos e tinham menos capacidade criativa tiveram que se concentrar em uma cor de cada vez, enquanto alternavam entre suas mentes.
2. Raciocínio e argumentação
Você não pode argumentar com uma pessoa de mente estreita, porque ela não está aberta a novas possibilidades. Eles sempre pensam que estão certos enquanto uma pessoa de mente aberta está aberta à possibilidade de estar errada.
Pessoas de mente estreita se apegam a fontes aparentemente conhecedoras, como a religião, e argumentam que isso é um fato. Uma vez que eles acreditam que algo é um fato, é impossível que eles humores uma ideia que contradiga esse fato.
As pessoas de mente aberta podem ser religiosas, no entanto, elas são capazes de pensar criticamente sobre novos conceitos e imaginar circunstâncias do ponto de vista de outras pessoas, mesmo que não seja um ponto de vista com o qual concordam.
3. Lidando com a mudança
Pessoas de mente estreita têm mais dificuldade em lidar com mudanças. Eles geralmente têm uma visão de mundo estrita e estão acostumados a tudo o que experimentam, encaixando-se perfeitamente dentro dela.
Ao mesmo tempo, eles sentem a necessidade de controlar as coisas o máximo possível. Quando há uma grande mudança em sua vida, as pessoas de mente estreita ficam muito estressadas como se sentissem que seu mundo estava sendo virado de cabeça para baixo.
Os pesquisadores de Carnegie Mellon, Russell Golman e George Loewenstein, escrevem: "O desejo de clareza é consistente com o desejo subjacente de simplicidade e criação de sentido".
Quando algo não faz muito sentido para uma pessoa de mente estreita, ela fica louca. As pessoas de mente aberta, no entanto, desejam novas experiências e até empolgadas com o desconhecido.
4. Opiniões e julgamento
Pessoas de mente estreita são frequentemente mais opinativas, o que leva a um julgamento negativo sobre os outros. Eles costumam ver uma resposta ou possibilidade como certa e qualquer pessoa que vá contra a corrente deve ser uma pessoa menor.
Enquanto as pessoas de mente aberta podem aceitar e apreciar que todos são diferentes, as de mente estreita vêem as opiniões diferentes como ruins. Para dizer o mínimo, esse tipo de pessoa não pode “concordar em discordar”.
5. Curiosidade
As pessoas de mente aberta são fascinadas por muitos aspectos da vida e aprendem o máximo que podem para alimentar sua crescente curiosidade. Por outro lado, aprender coisas novas pode ser assustador para uma pessoa de mente estreita. Eles podem se esconder de aprender algo fora de sua zona de conforto, como uma maneira de se proteger.
Por exemplo, alguém de mente estreita pode ter problemas para estudar ciência ou história se isso contradizer uma de suas crenças. Uma pessoa de mente aberta aceitará que há mais de uma possibilidade e talvez nunca saiba a resposta com certeza.
6. Felicidade
Muitas vezes, as pessoas de mente estreita são muito duras consigo mesmas, pois sentem que tudo tem que ser de uma certa maneira. Quando a realidade não corresponde às suas expectativas, elas se sentem decepcionadas e, acima de tudo, zangadas consigo mesmas. As pessoas de mente aberta ficam decepcionadas com certas experiências de vida; no entanto, geralmente conseguem deixar passar e seguir em frente muito mais rapidamente.
Depois de ler esses seis pontos e avaliar sua vida, você se consideraria uma pessoa de mente estreita ou mente aberta?
Sem comentários:
Enviar um comentário