domingo, 10 de dezembro de 2023

SCHLUMBERGERA MIX - CACTO DE NATAL - FLOR DE MAIO - OU PLANTA MARIA LUÍSA

 


Nossos protagonistas são cactos perenes e pendentes endêmicos da América tropical -principalmente do Brasil- que pertencem ao gênero Schlumbergera, sendo a espécie mais conhecida o S. truncata. Eles são popularmente conhecidos como cactos de Natal ou Santa Teresa. Caracterizam-se por apresentarem segmentos achatados, com margens recortadas, de cor verde

Localização

  • Interior- Coloque em um ambiente onde haja bastante luz natural e longe de correntes de ar, tanto frias quanto quentes.
  • exterior: em semi-sombra. Se for exposto ao sol diretamente, "queima".

Terra

  • Vaso de flores: substrato de cultura universal misturado com perlita em partes iguais.
  • jardim: o solo deve ser fértil, com boa drenagem.

irrigação

A frequência da irrigação é um pouco maior do que a necessária para os cactos que estamos acostumados a ver. Sendo uma planta da floresta tropical, Precisa que você regue 2 ou 3 vezes por semana no verão, mesmo 4 se estiver muito quente e o ambiente for muito seco, e a cada 5-7 dias no resto do ano. Claro, caso você tenha um prato embaixo, retire o excesso de água dez minutos após regá-lo, caso contrário as raízes apodreceriam.

Não molhar a parte aérea (segmentos), a menos que seja fora e seja primavera ou verão. Para aumentar a umidade é muito melhor colocar copos com água, por exemplo. Sobre este artigo você tem mais informações sobre isso.

Assinante

Ao longo do ano é importante fertilizar a Schlumbergera com fertilizantes específicos para cactos ou com nitrofoska azul, seguindo as indicações especificadas na embalagem do produto. Esses fertilizantes podem ser líquidos ou granulares, nunca em pó, a menos que a planta esteja no jardim.

Poda

Você não precisa disso. Apenas os segmentos que estão secos, doentes ou fracos e as flores murchas devem ser removidos.

Multiplicação



Sementes

Ele se multiplica por sementes na primavera ou verão, seguindo este passo a passo:

  1. A primeira coisa a fazer é encher um pote de cerca de 10,5 cm de diâmetro com substrato de crescimento universal misturado com perlita em partes iguais.
  2. Em seguida, é regado com cuidado e as sementes são colocadas na superfície garantindo que fiquem um pouco separadas umas das outras.
  3. Eles são então cobertos com uma camada muito fina de substrato.
  4. Por fim, o pote é colocado do lado de fora, à meia-sombra.

Isso germinará em 2-3 semanas.

Estacas

É multiplicado por estacas na primavera. A maneira de proceder é a seguinte:

  1. A primeira coisa a fazer é cortar alguns segmentos.
  2. Depois, você deve deixá-los secar por 5-6 dias em uma área seca e fresca (mas não fria) e protegida do sol direto.
  3. Após esse período, são plantadas em vaso com vermiculita ou substrato de cultivo universal misturado com perlita.
  4. Por fim regar e colocar a panela à meia sombra.

Assim, ele emitirá suas próprias raízes após 2-3 semanas. Em qualquer caso, se você deseja ter uma maior probabilidade de sucesso, você pode impregnar a base do corte com agentes de root caseiros ou com hormônios de enraizamento líquidos (você pode obtê-los clique aqui).

Pragas

Pode ser atacado por cochonilhas, tanto algodoadas quanto lapas. Eles podem ser removidos manualmente ou com um inseticida anti-cochonilha.

Você também deve ter cuidado com os caracóis. Aqui você tem dicas para repeli-los.

Doenças do cacto de natal

Se for regado em excesso pode ter fungos, que são combatidos com fungicidas.

Tempo de plantio ou transplante

Na primavera. Se eles estão em vasos, devem ser transplante a cada 2-3 anos.

Rusticidade





A Schlumbergera não suporta frio ou geada. Sua temperatura ideal é entre 10 e 35ºC. Por esta razão, só pode ser cultivada ao ar livre durante todo o ano se o clima for tropical quente. Se você mora em uma área mais fria, pode apreciá-los no jardim ou no pátio durante a primavera e no verão, e depois dentro de casa no outono e inverno.

Sem comentários:

Enviar um comentário