segunda-feira, 16 de outubro de 2017

INCÊNDIO EM LONGOS VALES - FELIZMENTE NÃO HOUVE AZAR

Chamas lavram “fora de controlo” em nove aldeias de Monção

O plano municipal de proteção civil de Monção foi ativado às 13:30 de hoje devido ao incêndio que está a arder “com muita intensidade” daquele concelho do distrito de Viana do Castelo, avançou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).











FOTOS : Márcio Teixeira Ferreira

"São muitos focos de incêndio. Estamos a fazer os possíveis e os impossíveis mas, nesta fase, não estamos sequer preocupados em controlar o incêndio. A nossa prioridade é salvar pessoas e bens. As chamas estão incontroláveis", disse Conceição Soares.
A responsável, que se encontra a acompanhar a situação no posto de comando da Autoridade Nacional da Proteção Civil, estacionado na freguesia de Longos Vales afirmou que "alguns núcleos urbanos das freguesias afetadas estão rodeados de focos de incêndio".
"Há casas ameaçadas um pouco por todo o lado", disse.
Merufe, Barbeita, Troviscoso, Longos Vales, Bela, Lordelo, Sago, Parada, Anhões são as freguesias atingidas pelas chamas.
ÀS 19:10, segundo o 'site' da Autoridade Nacional de Protecção Civil, estavam no combate às chamas em Monção 224 operacionais e 63 meios terrestres.
Em Valença, o presidente da Câmara, Jorge Mendes adiantou que o fogo que começou hoje às 13:21 na freguesia de Ganfei "está controlado".
"A situação é agora bem mais calma da que vivemos durante a tarde", afirmou o autarca social-democrata que garantiu que meios no terreno "continuam a trabalhar para extinguir o fogo".


Em Melgaço, o vereador da proteção civil municipal, José Adriano Lima referiu que a situação "é perigosa", sobretudo no lugar de Cavaleiro Alvo, na freguesia de São Paio".
Patrícia Gaspar, adjunta do comando nacional da ANPC, disse à agência Lusa que este fogo, que começou às 20:21 de sábado na localidade de Merufe, está “muito complicado” e “muito ativo”.
Segundo Patrícia Gaspar, a localidade de Bela é a que apresenta “maior risco”, estando a ser retiradas as pessoas mais expostas ao incêndio, mas ainda não foi evacuada esta aldeia.
Também estão a ser retiradas pessoas que moram no lugar do Cabo, próximo da povoação de Barbeita.
A ANPC dá conta de que este incêndio de Monção está ser combatido por 180 operacionais e 57 veículos, apoiados por dois meios aéreos, tendo já sido acionados dois grupos de reforço de Setúbal e de Lisboa.
A Estrada Municipal entre Longos Vales e Merufe está cortada, de acordo com a Proteção Civil.
Patrícia Gaspar disse ainda à Lusa que quatro bombeiros que estavam a combater este fogo sofreram ferimentos ligeiros, três deles por inalação de fumo e um por queda.
Fogo “completamente descontrolado” já consumiu várias casas
O incêndio que deflagrou no sábado, às 20:21, em Merufe, Monção, encontra-se, hoje "completamente descontrolado" e já "consumiu" várias casas, afirmou hoje à Lusa a vice-presidente da Câmara local. "A nossa prioridade agora é apenas salvar vidas e bens.
Já tivemos que evacuar vários lugares. O vento é muito forte e leva o fogo de um sítio para o outro. Está muito perigoso", afirmou hoje à Lusa, a vice-presidente da Câmara de Monção, Conceição Soares.
Segundo aquela responsável, "as habitações arderam nas freguesias de Longos Vales, onde já foram evacuados alguns lugares e em Bela". "Ainda não sabemos quantas casas arderam, nem se eram habitadas ou não", disse, garantindo que "os bombeiros estão a fazer o que podem

Sem comentários:

Enviar um comentário