sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

FILIPINAS - SOLIDÁRIO COM OS FILIPINOS

Tufão Phanfone arrasa região central das Filipinas em dia de Natal



Um tufão afetou a zona central das Filipinas no dia de Natal e causou mais de 20 vítimas mortais. O Phanfone trouxe chuvas torrenciais e tempestades fortes com rajadas de vento a atingirem os 150 quilómetros hora. Inúmeras casas foram destruídas, sendo que várias zonas turísticas também foram afetadas.
Nas regiões de Visayas e Luzon o tufão fez estragos, tombando postes de eletricidade, árvores e arrancando telhados de casas que ficaram completamente destruídas. Estas zonas são de maioria católica e várias festividades estavam a ser preparadas quando o tufão atingiu o local.

Milhares de pessoas foram evacuadas para centros com muitas ruas a ficarem cheias de detritos e postes no chão. Duas vítimas mortais foram eletrocutadas e outra foi derrubada por uma árvore de mangas, de acordo com as autoridades locais.
57

Cinco pescadores da ilha de Samar estão desaparecidos. Perto de 60 mil pessoas foram evacuadas de forma preventiva, sendo que mais de duas mil foram afetadas diretamente pelo tufão e 1600 procuraram refúgio em centro.

Foram 87 as cidades que sofreram quebras na eletricidade e nas comunicações e agora é preciso saber qual o valor total dos prejuízos.

Zonas turísticas como a ilha de Boracay também foram severamente afetadas na quarta-feira, com o aeroporto internacional de Kalibo a ser fechado temporariamente. Depois de um terminal ter ficado destruído muitos voos foram cancelados, de acordo com a companhia aérea das Filipinas.

Muitos turistas tiveram de cancelar viagens de Natal por causa do Tufão, mais de 115 voos domésticos não partiram e 15 mil pessoas ficaram em terra. Muitas outras não puderam sair dos portos, devido ao cancelamento de vários ferries.

Não é a primeira vez este mês que as Filipinas são afetadas por um tufão. No princípio de dezembro, o tufão Kammuri (o 20.º neste ano de 2019) fez 13 vítimas mortais e destruiu mais de oito mil casas.

Sem comentários:

Enviar um comentário