Este foi o segundo título mundial de Portugal, que juntou o sucesso no Campeonato do Mundo ao seu palmarés pela primeira vez em 2001, quando quebrou a supremacia do Brasil, vencedora de todas as seis edições disputadas até então.
Apesar dos 14 anos de diferença entre o triunfo em Espinho e o obtido na Costa do Sauipe, na Baía, Brasil, há quem faça a ligação entre as duas equipas: Madjer (38 anos) e Alan (40). As duas grandes referências do futebol de praia português, que deu os primeiros passos com uma selecção organizada à pressa apenas um mês antes da presença no Mundial de 1997 — o antigo internacional de futebol Carlos Xavier foi o treinador, capitão e autor do primeiro golo da equipa na prova —, foram influentes nos dois êxitos.
Os jogadores campeões por Portugal, que igualou os dois títulos da Rússia e só perde para o inalcançável Brasil (13), foram Madjer, Alan, Belchior (5 golos), Jordan (1), Coimbra (3), Bruno Novo (2), os gémeos Leonardo (1) e Bernardo Martins (3), Torres (1), José Maria (1) e os guarda-redes Andrade (1) e Tiago Petrony.
Sem comentários:
Enviar um comentário