Lenda da universo benfiquista morreu hoje aos 63 anos. Começou a carreira no Barreirense, até chegar ao Benfica em 1973.
Chalana sofria da doença de Alzheimer e o seu estado de saúde piorou nos últimos tempos. O antigo avançado português era reconhecido como um dos melhores futebolistas da história do Benfica.
O 'pequeno' Chalana representou também a seleção nacional entre 1976 e 1988 . Contava com 29 internacionalizações e dois golos pela “equipa das quinas”.
“Chalanix”, como ficou carinhosamente conhecido em França devido às parecenças físicas com a personagem Astérix, enveredou depois para carreira de treinador, tendo começado como treinador-adjunto nos escalões de formação do Benfica. Passou pelo Oriental e Paços de Ferreira e foi adjunto da equipa principal do Benfica, nomeadamente de Jesualdo Ferreira, Camacho, Fernando Santos e Quique Flores.
"Fernando Chalana vestiu oficialmente o Manto Sagrado pela primeira vez no dia 7 de março de 1976, com apenas 17 anos e 25 dias. Até àquela data, nunca ninguém tão jovem havia atuado na 1.ª Divisão portuguesa", pode ler-se no site do clube encarnado.
Sem comentários:
Enviar um comentário