O
serviço de "taxis" via Internet Uber, que tem gerado enorme
contestação pelos sindicatos de taxis tradicionais nas cidades que opera,chega
a Portugal. Quem estiver por Lisboa já poderá recorrer aos serviços do
UberBlack para ter um veículo que o recolha e leve até ao destino pretendido.
O Uber é um serviço que permite que qualquer pessoa se possa tornar num "taxista", disponibilizando duas modalidades:
O Uber é um serviço que permite que qualquer pessoa se possa tornar num "taxista", disponibilizando duas modalidades:
O
UberBLACK destina-se a motoristas profissionais com veículos de gama alta; o
uberX destina-se a quem tiver veículos "normais" (que sejam capazes de transportar
confortavelmente um mínimo de quatro passageiros) - sendo que qualquer
pessoa se pode candidatar a tornar-se num
destes condutores. (Existem outras modalidades noutras cidades, como usar o
serviço para chamar um táxi tradicional, um SUV de grandes dimensões, ou um
veículo de luxo.)
Mas então, estarão a perguntar-se: qual a vantagem para um utilizador, Relativamente a um táxi "normal"? E a resposta é... comodidade.
Mas então, estarão a perguntar-se: qual a vantagem para um utilizador, Relativamente a um táxi "normal"? E a resposta é... comodidade.
Usando-se a app do Uber, bastará um toque para fazer um pedido de veículo, com informação imediata de quando se será recolhido e por quem (o Uber diz que as recolhas são feitas em poucos minutos), com informação clara do custo, com o pagamento a ser feito de forma automática sem que tenham que andar com dinheiro ou "trocos", e ainda com a possibilidade de facilmente dividirem a conta entre o grupo de passageiros. E claro, existe também um sistema de reputação, em que podem classificar o serviço que foi prestado por aquele motorista.
Sabendo-se as muitas habilidades a que os taxistas recorrem... nem que fosse apenas pelo aspecto do preço estar claramente definido, acho que já me teriam convencido.
Resta agora saber de que forma é que os taxistas nacionais irão reagir: se irão acolher este serviço de braços abertos e aproveitá-lo para aumentar a sua própria clientela; se irão fazer as tristes figuras e manifestações que temos assistido noutras cidades.
Se estiverem por Lisboa e derem uso a este serviço, não deixem de partilhar connosco que tal correu. O serviço Uber tem um preço base de €2, mais €0.30 por minuto e €1.10 por quilómetro, e com um valor mínimo de €8.
(Se estiver a perceber bem as contas, para um trajecto de 5Km que demore 8 minutos, o valor deverá ser: de €2 + 0.30 x 8 + 1.10 x 5 = €9,90. Não faço ideia do preço que ficaria num táxi normal... mas se fosse a dividir por três ou quatro pessoas, não me chocaria ter que pagar este valor - e atenção que estamos a falar do serviço "Black", quando ficar disponível o uberX, as tarifas serão mais baratas).
Condutores privados já estão à disposição dos
lisboetas com a Uber Lisboa torna-se hoje a 140ª cidade com o serviço que
tem gerado protestos por toda a Europa. Alexandre Droulers garante que não quer
competir com os táxis mas ser uma alternativa viável a quem se quer deslocar.
O
serviço de aluguer de carros estreia-se hoje em Lisboa, que se junta a uma rede
de mais de 40 países e 140 cidades, mas com o UberBlack, um serviço com
condutores privados e uma experiência mais “refinada”, que esteve na origem da
empresa em São Francisco em 2009.
“Vamos focar-nos em trazer a melhor experiência aos utilizadores de Lisboa”, explicou Alexandre Droulers na apresentação do serviço, adiantando que o carro neste serviço é um Classe E, com menos de 2 anos, com um motorista privado com licença comercial e uma experiência que envolve a abertura personalizada da porta do carro e uma garrafa de água.
As tarifas são de 2 euros a partir do momento da entrada no carro, a que se somam 30 cêntimos por minuto e 1,1 euros por quilómetro. A tarifa mínima é de 8 euros.
Embora sem divulgar número de carros já presentes no serviço, o responsável pela expansão da Uber na Europa Ocidental garante que em Lisboa já é possível ter um carro no espaço de 5 minutos, mas o objectivo é chegar a uma taxa de 2 ou 3 minutos de espera.
A aplicação permite localizar o utilizador e dá imediatamente os carros mais próximos, indicando o motorista seleccionado, onde vai estar localizado, e a fotografia do condutor. O pagamento é feito com o cartão de crédito associado ao serviço e no final o cliente recebe uma fatura com o valor e a indicação do percurso feito.
Para fazer a selecção a Uber tem uma equipa local de três pessoas que se responsabilizam pela gestão da comunidade e a angariação de novos condutores, um modelo semelhante ao utilizado noutros países.
"Nós damos acesso à plataforma. Os condutores não são nossos funcionários", justifica. O que oferecemos é conveniência, dando a flexibilidade aos condutores de ajustarem os seus modelos ao tipo de serviço, cobrando uma taxa de 20% em cada transacção.
Alexandre Droulers adiantou ao TeK que a estratégia de expansão da Uber está "em andamento" mas não adianta se vai avançar para outras cidades portuguesas, ou trazer para Portugal outros serviços, como o UberX ou o UberTaxi.
“Vamos focar-nos em trazer a melhor experiência aos utilizadores de Lisboa”, explicou Alexandre Droulers na apresentação do serviço, adiantando que o carro neste serviço é um Classe E, com menos de 2 anos, com um motorista privado com licença comercial e uma experiência que envolve a abertura personalizada da porta do carro e uma garrafa de água.
As tarifas são de 2 euros a partir do momento da entrada no carro, a que se somam 30 cêntimos por minuto e 1,1 euros por quilómetro. A tarifa mínima é de 8 euros.
Embora sem divulgar número de carros já presentes no serviço, o responsável pela expansão da Uber na Europa Ocidental garante que em Lisboa já é possível ter um carro no espaço de 5 minutos, mas o objectivo é chegar a uma taxa de 2 ou 3 minutos de espera.
A aplicação permite localizar o utilizador e dá imediatamente os carros mais próximos, indicando o motorista seleccionado, onde vai estar localizado, e a fotografia do condutor. O pagamento é feito com o cartão de crédito associado ao serviço e no final o cliente recebe uma fatura com o valor e a indicação do percurso feito.
Para fazer a selecção a Uber tem uma equipa local de três pessoas que se responsabilizam pela gestão da comunidade e a angariação de novos condutores, um modelo semelhante ao utilizado noutros países.
"Nós damos acesso à plataforma. Os condutores não são nossos funcionários", justifica. O que oferecemos é conveniência, dando a flexibilidade aos condutores de ajustarem os seus modelos ao tipo de serviço, cobrando uma taxa de 20% em cada transacção.
Alexandre Droulers adiantou ao TeK que a estratégia de expansão da Uber está "em andamento" mas não adianta se vai avançar para outras cidades portuguesas, ou trazer para Portugal outros serviços, como o UberX ou o UberTaxi.
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